Todos sabem o que é êxito e a maioria das pessoas sabe definir em detalhes o que seria ter êxito em sua vida. No mundo moderno, ter êxito na vida passa por ter um bom emprego, ser reconhecido como um bom profissional de sua área, ter uma família, uma situação financeira estável e, se possível, abastada. Pode-se adicionar viajar o mundo, ser famoso, conhecer muita gente. Talvez você não se identifique com todos os ítens dessa lista, mas bem provavelmente algum deles faz parte de suas aspirações nesta vida.


E o como seria o êxito cristão? O que espera um cristão de seu período por esta terra? Com certeza qualquer seguidor de Jesus adotaria alguns pontos da lista acima e talvez outros mais, tal como falar de Jesus para muitas pessoas, pregar em estádios, tocar para multidões, ser um líder proeminente em sua igreja local.


Nenhuma destas definições de êxito está errada, dependendo qual a motivação daquele que a possui. Mas, sem dúvida, o grande êxito da vida de qualquer ser humano está descrito em Mateus 5:21. Ao final da parábola dos talentos, o Senhor recompensa aqueles que foram fieis usando seus talentos dizendo: "Muito bem, servo bom e fiel... entra no gozo do teu Senhor". Sobre este assunto, recomendo o ensaio de C. S. Lewis entitulado "Peso de Glória". "Agradar a Deus", diz C.S. Lewis "... ser um verdadeiro integrante da felicidade divina... receber o amor de Deus, não apenas a sua piedade, mas ser o motivo do prazer, como um artista deleita-se em sua obra ou o pai em seu filho — parece impossível, é um peso ou carga de glória que nossa imaginação mal pode suportar. Mas é assim."


Esse deve ser o anseio que habita o coração de cada cristão, dia após dia. Um anseio que deveria queimar em sua alma e dirigir todas as suas ações. Uma glória que só pode ser alcançada por aqueles que são impactados pelo amor de Deus. Aqueles que o servem não pelo serviço em si, pois o serviço também é uma maneira de orgulho disfarçada, mas o servem por saberem que são aceitos apesar de qualquer atitude sua. Só a graça pode gerar cristãos assim.


Mas gostaria de enfocar-me no âmbito terreno: o êxito enquanto habitamos nosso corpo físico. O que devemos esperar como sinal de êxito? Como sabemos que estamos alcançando o que Deus define como êxito em nossa vida cristã?


Em João 15:1-3, Jesus diz: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim."


Frutos são a consequência, o reflexo em que podemos ver quanto nossa vida está ligada à de Deus. São obras, ações que demonstram em que estado se encontra o nosso coração. O que nos salva é a fé que é um "ato" psicológico, algo que não podemos ver. Porém essa fé é demonstrada através de ações, que a Bíblia chama de frutos. Bons frutos demonstram êxito, demonstram que nossa vida cristã está bem.


Porém há algo muito pontual neste discurso de Jesus. Diz que toda o ramo, ou vara, que dá fruto, o Senhor o limpa para que dê mais fruto. E aí está um aspecto cristão do êxito que normalmente não nos damos conta.


Limpeza, ao meu ver, demanda dor. Limpeza fala sobre perder algumas coisas, ficar nu, passar por períodos de dificuldade que normalmente vêm depois de períodos em que tudo parece muito bem. Quando estamos dando muito fruto automaticamente, como bons cristãos, ficamos satisfeitos e nos sentimos exitosos. Porém a Bíblia nos mostra que sempre que damos muitos frutos o Senhor nos limpa, nos poda, para que possamos dar mais frutos.


Comece a prestar atenção nos exitosos das igrejas. Talvez sejam aquele que não aparecem, que estão passando por momentos de solidão e de limpeza. O que nós chamamos de deserto, vale, sofrimento, o Senhor talvez chame de período de poda. Este período não é sinal de pecado, iniquidade ou alguma falta, mas sim de que o indivíduo é exitoso: deu tanto fruto que o Senhor resolveu limpá-lo.


Se você se identifica com o que eu escrevo não se preocupe: você está a caminho do "Muito bem, servo bom e fiel" do Senhor. Este tempo logo passará e você dará mais frutos do que nunca. Aquele que projetou e plantou o Jardim do Éden é que está com sua mão sobre você, simplesmente porque ele se agradou de você. Você é exitoso!

One Response so far.

  1. Muito bom este post.
    Peso de Glória é um execelente livro...

Leave a Reply