Quando criei este blog eu tinha como propósito principal buscar passagens bíblicas para falar simplesmente sobre o amor de Deus. Esse era o foco. Os três primeiros posts foram assim, mas logo me desviei desse propósito.

Bom, estava lendo minha Bíblia essa semana e cheguei a uma das passagens de mais difícil interpretação de todo o livro. Se encontra em Gênesis 6. Ali, nos versículos 6 e 7 encontramos o seguinte: “então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei.” Lida assim sem aprofundar-se encontramos de cara uma contradição. Números 23:19 nos diz que “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa”. A palavra hebraica para “arrependimento” é a mesma nessas duas passagens.

A explicação mais cabível é o uso de uma figura de linguagem antropopática, que vemos constantemente na Bíblia. Ou seja, Deus é comparado a uma figura humana para que tenhamos uma melhor compreensão. Tem nexo essa afirmação. Ora, se eu não entendo nem meus sentimentos, acaso vou entender os sentimentos divinos?

Outra coisa que devemos ter em conta é que as ações e sentimentos de Deus estão intimamente relacionados às atitudes humanas, como diz Jeremias 18:7-10: “No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.”

Na verdade não é este o ponto que quero tratar, é só uma explicação básica sobre o texto. O ponto é: como um Deus que ao longo da Bíblia diz que é Pai, que é amor, que é bondoso pode querer matar toda a humanidade criada por ele?
A humanidade se havia corrompido. Desde o pecado de Adão, estavam descendo gradualmente de um estado de pureza até um estado de perversão total. Esse texto mostra que os filhos de Deus se casaram com as filhas dos homens. É outro assunto bem complicado para ser interpretado, mas provavelmente “filhos de Deus” se refere descendência de Sete (filho de Adão) que andava em fidelidade com Deus, enquanto “filhas dos homens” se refere à descendência de Caim, que desde seu progenitor já andava totalmente afastada de Deus.

No momento em que essas duas linhagens unem seus costumes, crenças, culturas, já não sobra nenhum homem justo na terra, apenas Noé. Uma coisa que temos que entender é que o homem, quando decide viver resolutamente no pecado, sucumbe a seu próprio orgulho. Orgulho é a fonte do pecado, é o extremo oposto ao amor. Orgulho é buscar apenas seus próprio interesse, colocar-se acima dos outros, querer tirar sempre vantagem, etc, etc.
Toda a humanidade então havia sucumbido ao orgulho. Já sabemos qual seria o fim. Uma sociedade não sobrevive sem o altruísmo. Qualquer sociedade sabe que, para sobreviver, os seus cidadãos devem buscar o bem dos outros e não somente o seu próprio bem. É uma questão de sobrevivência. Na humanidade de Gênesis 6 não havia sequer um cidadão altruísta, além de Noé. Era uma sociedade auto-destrutiva. Bombas atômicas humanas perambulando pelo Oriente Médio.

Agora sim chegamos ao ponto. O coração paterno de Deus não agüenta ver essa situação. Não é o fato de que ninguém servia ao Senhor, de que ninguém o honrava. É pelo fato de que todos se estavam matando aos poucos. Deus nunca interfere no livre-arbítrio humano. Então qual a solução que restava para Deus? Como ele poderia diminuir o sofrimento humano? O coração de Deus doía, mas ele preferia ser o culpado pela destruição da sua criação do que permitir que ela se destruísse por si mesma.

Graças a Deus que Ele pôde encontrar Noé. Um homem justo e altruísta que deu a possibilidade da humanidade seguir adiante. Esse é o papel da igreja: ser altruísta. A igreja não existe para si mesma, ela vive para o mundo. Você, cristão, não deve viver para si mesmo, deve viver para seu irmão.

Poderia seguir escrevendo sobre muitas coisas mais, mas quero deixar essa reflexão. Vejo um paralelo muito grande de Gênesis 6 com nossa sociedade atual. Deus prometeu que não destruiria mais a humanidade e ele não falha com suas promessas, mas somos hoje uma sociedade auto-destrutiva. Se não mudarmos como indivíduos e se a igreja não penetrar na sociedade é só uma questão de tempo para a destruição total. Deus olha dos céus e lembra de Gênesis 6.

4 Responses so far.

  1. Samu, bom demais esse tópico, assim como todos os outros... dah uma reflexão e tanto pra se fazer e assim farei! Deus continue usando tua vida mano!
    Be BleSSeD

  2. Boa Samuel.... é verdade... rsrs

    Vai ser difícil algum CRISTAO/JUDEU querer seguir a lei e Moisés como devem ser seguidos, ainda não entendo porque querem VOLTAR às VELHAS PRÁTICAS....

    Lamentável!

    Abraço irmaozão.

    Soli
    http://buscaioreino.blogspot.com

  3. Anônimo says:

    Com todo respeito é bem melhor você para de tentar interpretar a Biblia,... você já se perdeu há muito tempo amigo! desde que o mundo é mundo(Existem perguntas infinitas e nehuma resposta, ainda
    mais quando vc vai lá ... e (os filhos de Deus se casaram com as filhas etc.. etc..
    Abraços de quem também está sempre peguntando mas... sem resposta!!!!! tchau

  4. Samuel says:

    Olá amigo!
    Parar de tentar, nunca! Isso seria demonstrar falta de interesse com o que eu amo e sirvo. Também acho que tem coisas que é difícil de interpretar e a gente nunca vai saber a resposta.

Leave a Reply