Confesso que sou um viciado em internet. Passo várias horas na frente do computador. Muitas vezes chego a cansar desse meu laptop companheiro. Então, tendo como base esse meu vício, comecei a pensar em que me motivava a passar tantas horas na frente do computador e de onde provinha esse sentimento estranho que experimento toda a vez que passo alguns dias longe da World Wide Web (rede mundial de computadores, apelidada de internet).

Bom, comecei a reparar no meu comportamento. O que eu faço cada vez que ligo o meu computador? E sempre é a mesma liturgia: abrir o Firefox e o MSN Messenger, ambos ao mesmo tempo. Conecto no MSN, que demora algum tempo. Enquanto isso, volto à janela do Firefox. Nela estão contidos, na barra de favoritos, os sites que costumo acessar. Então, pela ordem em que aparecem, clico em Orkut. Abro uma nova aba e clico em Twitter. Nesse tempo já se carregou completamente o MSN. Vejo quais contatos estão online e se tenho novas mensagens de e-mail. Automaticamente volto à janela do Firefox, e abro uma nova aba: Hotmail. Enquanto digito a senha, uma nova aba: Facebook. Vejo todas as atualizações e, revisando meu inconsciente (seja isso possível, ou não), percebo que estou esperando que uma janela de conversa do MSN pisque na minha barra de tarefas.

Na verdade o parágrafo acima é um esboço da minha atitude diária em frente ao computador. Sem contar os inúmeros F5 na página do Twitter. Faço das minhas palavras as de Paulo no livro de Romanos, “quem me livrará do corpo dessa morte?” (de alguma forma profetizando inconscientemente o aparecimento do super-herói mexicano, Chapolin).

Não sei se você já percebeu, mas certo dia me dei conta que meu vício não é de internet. Sou um viciado em relacionamentos. E logo minha cabeça se encheu de questionamentos, o que não é muito raro. O primeiro pensamento foi: “Mas então não estou fazendo nada de errado! Afinal, relacionamentos são um dos pontos fundamentais de uma vida saudável”. Mas a palavra “vício” já traz junto consigo o conceito de algo não-saudável. Aliás, o vício faz com que muitas coisas saudáveis se tornem insalubres.

Havia uma mulher de uma cidade chamada Samaria. Na sua época não havia computadores, nem twitters, orkuts ou chapolins. Mas se ela vivesse hoje em dia com certeza teria uma conta em todos esses sites de relacionamentos, e muito provavelmente em alguns outros não tão lícitos ou saudáveis. Essa mulher já estava em seu sexto relacionamento amoroso. Ora, se cinco maridos não puderam preencher algo dentro dela, porque então ela achou que o sexto resolveria? Conduta típica de um viciado: não se importa com a causa do vício, apenas amortece os sintomas com alguma substância, seja essa física ou emocional. Um dia essa mulher foi cumprir sua rotina diária de buscar água no poço, mas encontrou um cara judeu, barbudo provavelmente, cansado e sentado à beira do poço. Esse indivíduo se chamava Jesus, indivíduo esse que dividiu a história. Ele oferece a essa mulher algo que nenhum homem, nenhum site de relacionamentos podia dar para ela. Jesus usa uma metáfora usando a água. Enquanto a mulher buscava saciar sua sede com uma água física, Jesus lhe propõe uma água espiritual. Como já disse em outras postagens. Somos feitos de Deus e só em Deus e com Deus somos completos. Nada natural pode saciar nossa sede existencial, somente o amor que Jesus pode oferecer.

Conclusão (sou péssimo com conclusões). Acho que o vício de relacionamentos não é em nada prejudicial, apenas se tentamos fazer com que esses relacionamentos humanos preencham nosso vazio existencial. É como tentar encher um balde com pedras grandes. Talvez até pareça cheio o balde para quem vê de fora, porém somente a água poderia encher totalmente o balde, de forma com que nenhum espaço fique vazio. Só vamos experimentar relacionamentos completos depois do nosso balde estar cheio da água do amor de Deus.

Relacione-se. Mas seja cheio primeiro!

2 Responses so far.

  1. Fala Samuel irmãozinho, teus post são DEZ tmb meu!! Um dia ainda vou poder tomar um café com Deus...rsrs

    PS. Legal o novo layout e eu sempre leio teus posts.

    Abraço


    EM CRISTO, que faz novas todas as coisas e vive trabalhando em nosso "layout" espiritual.

    Soli, teu irmão

  2. adri says:

    esta historia me gusta....esta excelente la comparación que hiciste...bueno me identifico con este blog!ja..

Leave a Reply