Toda essa revelação sobre a beleza de Deus me fez pensar muito. Deus é muito bom!

A beleza é parte da essência de Deus. O que ele faz contém e expressa beleza. Vendo a partir desse prisma pude entender melhor a área artística dentro da sociedade. Encontrei então a seguinte definição: os artistas são pétalas em forma humana.

Sou um apaixonado pelas artes. Seja música, dança, teatro, literatura, desenho, moda e até culinária. Tudo o que envolve artes me atrai. Mas foi a pouco tempo que entendi que todo artista realiza um papel parecido ao da natureza: expressar a beleza divina. E sabe o que é mais interessante? O artista expressa essa beleza, tendo ele consciência disso ou não!

Sou um músico cristão e, pela consciência do amor de Deus por mim, cada vez que soa alguma nota produzida pelo meu esforço ou cada acorde gerado dentro de mim tem como propósito glorificar a Deus. Porém, há muitos artistas que produzem música, dança ou o que for com o intuito de exaltação própria. E sabe o que? Mal sabem eles que estão revelando Deus nesses momentos. Ignorar que Deus é o doador de todo o talento e da vida é uma tremenda ignorância (valendo-se da redundância), porém, ainda assim a beleza de Deus é expressada. Não há como fugir disso.

Deus criou a arte. O propósito dela é muito parecido ao da natureza criada pelo mesmo Deus. Só que dessa vez a criação suprema de Deus, ou seja, o homem, expressa beleza a partir de sons, movimentos, criações, etc. Vendo desse ponto de vista os artistas expressam o DNA divino de duas maneiras: criatividade e beleza. Por sermos imagem e semelhança de Deus temos em nós a capacidade de criar (herdada do criador de tudo) e também de expressar beleza.

A música, por exemplo, é uma arte muito peculiar. Estudei muito a ideia bíblica de louvor e a conclusão que cheguei, ou uma delas, é de que a música é um facilitador para nos comunicarmos com Deus. A música nos ajuda a expressar nossas emoções. Então, dentro da igreja, sempre vamos encontrar as músicas mais fáceis para que o povo em geral possa assimilar e assim expressar seus sentimentos a Deus, assim como os álbuns de música pop vendem mais que os álbuns de jazz ou tango, por exemplo. Mas isso não significa que a música se limita a isso. Deveríamos dar mais espaço para expressar a beleza do criador por meio dessa arte dentro das igrejas. Não se ouvem concertos de música clássica, jazz, bossa nova ou outros ritmos considerados como a parte mais alta da pirâmide da beleza e destreza musical. Muitas vezes até taxamos alguns ritmos de seculares. E consideramos heresia uma apresentação de um grupo musical na igreja. Dizemos que, o que não é louvor (enquanto definido como música em que toda a igreja pode cantar junto), não deve estar dentro da igreja. E assim cegamos voluntariamente nossos olhos para ver a beleza de Deus por meio da sua criação.

Creio que a igreja deveria ser um lugar onde a arte reside, pois ela nos leva para mais perto da revelação da personalidade de Deus. Imagine um dia em que as pessoas não irão mais aos teatros para ver espetáculos de dança, música, teatro ou pintura, mas irão à igreja!

Temos rotulado as artes como seculares e assim pintamos uma imagem de Deus em preto-e-branco. Como você imagina o diabo? Um ser com chifres, rabo, enrugado, etc. Seja qual for a imagem, todos nós concordamos que ele é totalmente desprovido de beleza. Então porque atribuímos a ele a beleza das artes? Ele pode se utilizar dela para propósitos impuros, porém ainda assim, enquanto há beleza, há somente um que pode ser revelado: o Criador de tudo.

Deus é belo! Ele nos deu a capacidade de expressar beleza por meio das artes, e assim reproduzimos a sua natureza. Se você é artista, pense nisso. Coloque o seu esforço no aperfeiçoamento do que você faz e assim você estará sendo mais como Deus é. Veja Deus cada vez que você olha uma flor ou um espetáculo de música, uma cachoeira ou uma mostra de dança, um raio ou uma pintura!

5 Responses so far.

  1. Samuel says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. Muka,

    O Blog tá muito bom! Sempre que da um tempo passo ai pra ler os posts.

    O layout tá show de bola!

    Abração, Deus abençoe!

  3. Samuel says:

    Deus é o criador de tudo! Tudo oq é belo manifesta parte dessa beleza e criatividade,
    o diabo em sua "inteligência" distorce usando para fins que levam a um fim bem
    distorcido (RT @samuauler (coisa de twitter) valendo-se da redundância). Muitos
    cristãos realmente não sabem e não entendem o verdadeiro sentido da LIBERDADE e
    acabam se tornando "ESCRAVOS DA LIBERDADE". Mas quem sabem até mesmo eu preciso
    entender o "belo de Deus" onde acho que não tem, a única maneira é estar aberto
    a isto, a este entendimento, digamos... além do normal dentro das igrejas em nossos dias,
    e quando falo em igreja não me refiro (somente) a um templo, mas cada cristão é a
    igreja de Cristo! DEUS é o artista máximo, acima dele ninguém, ELE é o dono de
    todos os dons e talentos e os ENSINA a quem ELE quer, christian or not christian!
    Rodrigo

  4. Unknown says:

    bonita reflexão..

    Deus t abençoe

  5. Unknown says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

Leave a Reply