Todos conhecem a história. José foi vendido por seus irmãos e acabou sendo escravo na casa de um homem da alta sociedade egípcia. Por uma sucessão miraculosa de fatos terminou sendo o governador do Egito, o segundo homem mais importante do império, estando apenas subordinado ao Faraó. O filho de Jacó então perdoa a seus irmãos e, por causa de uma época de seca e fome, toda sua família é transladada à melhor porção de terra do Egito: a terra de Gósen.


Essa terra é conhecida como "Delta do Nilo", localizada no extremo norte do Egito. É o local onde o rio mais largo do mundo se divide, tomando a forma de um "triângulo de águas". O Egito, localizado em meio a um árido deserto, tem escassas áreas férteis, sendo elas as margens do rio, que são beneficiadas pelas suas cheias e a terra de Gósen, que é um triângulo de terra extremamente fértil, dado a quantidade de água que o envolve. (Para perceber de maneira mais clara esse dado, procure no Google Earth por "Egito" e observe o triângulo com densa vegetação bem ao norte.)


Seguindo a história. Após algum tempo, a família de José se tornou muito numerosa. O novo Faraó não havia conhecido a José, já falecido. Conhecia apenas aquele povo que se dizia descendente deste que fora o governador egípcio. Tão numeroso eram seus descententes que se transformaram em uma iminente ameça. O faraó chegou então a conclusão de que este povo deveria ser subjugado e escravizado, para estar sob controle.


Deus então escuta o sofrimento do povo hebreu e decide tirá-los do Egito. Pois bem, surge uma pergunta. Se Deus teria que agir de uma maneira milagrosa como nunca antes desde a criação, porque não fazer com que o povo de Israel dominasse aos egípcios e vivesse na sua terra. Ou seja, porque Israel não se tornou líder do Egito, escravizando aos egípcios? Por que teria que haver um deslocamento do povo de Israel a outra terra, se a terra do Egito era tão próspera?


As respostas são muitas: a promessa de Deus a Abraão de que a terra de Canaã seria possessão de sua descendência, o simbolismo da saída do Egito com a salvação em Jesus, etc. Mas então por que Deus escolheu Canaã? Se o Egito prosperava e era fértil, por que não ser essa a Terra Prometida?
Canaã era uma terra montanhosa que continha apenas um pequeno rio chamado Jordão, que não tinha muita serventia.


Há uma característica muito interessante sobre a terra de Canaã e que, acredito eu, Deus tinha em mente quando prometeu esta terra à descendência de Abraão. No Egito todo o sustento se baseava no Nilo. Sem o Nilo o Egito não existiria. Mas por sorte, um rio do porte do Nilo tem pouquíssimas probabilidades de chegar a secar em algum momento ou não poder prover água por algum motivo. Havia segurança para os egípcios de que seu sustento estaria sempre presente por causa de um rio.
Na terra de Canaã era diferente. A terra montanhosa não tinha como ser irrigada por nenhum rio. E o rio mais importante da terra possuída pelos judeus era o Jordão, com uma profundidade média de um a três metros apenas e largura de no máximo trinta metros. Parecia uma poça d'água comparado ao vultoso Nilo.


Para sobreviverem os judeus dependiam da chuva. Deus fala no livro de Deuteronômio, capítulo 11:


"Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta. Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; Terra de que o SENHOR teu Deus tem cuidado; os olhos do SENHOR teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano. E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite."


Na terra do Egito os descendentes de José podiam fazer canaletas cavando com os pés que teriam água, mas em Canaã, a terra que mana leite e mel, dependiam da chuva dos céu - dependiam do Deus das chuvas. Eles teriam leite e mel, mas teriam que confiar no Senhor todos os dias para tê-los. Esta experiência dava seguimento, de certa forma, ao milagre diário do Maná e do sustento no deserto.


Na terra prometida o sustento não vem mais dos rio, vem do Senhor. Quando cruzamos o Jordão, ou seja, aceitamos a Jesus para reinar sobre nossa vida, passamos a depender dEle. Não somente falando do sustento material, que talvez seja o ponto principal, mas dependemos dEle para todo o tipo de prosperidade que possamos experimentar: espiritual, emocional e física.


Talvez seja o seu momento de confiar nas chuvas e deixar o conforto do rio. Viver o milagre do sustento todos os dias. Confiar que as chuvas virão sempre. Este é o caminho para ter sempre o leite e o mel!

Leave a Reply