Você já pensou que todos os seres humanos são eternos? Nós, cristãos, cremos que vamos viver eternamente, porém a existência de todos os seres humanos é eterna. A Bíblia se refere à vida eterna como o futuro daqueles que são justificados pelo sangue de Jesus, porém em nenhum momento diz que os não-justificados deixarão de existir, porém não se refere ao seu futuro como vida.

Isso me faz pensar no conceito que temos de vida e morte. (Recomendo lerem a definição de vida da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida). Vida não é o período em que estamos nessa terra, ou a nossa existência. E morte não é apenas o suspiro final de uma existência breve.

Estava observando nessa semana as palavras em grego para “vida”, no livro de João. Todas as vezes que Jesus ou João se referem a vida que Deus nos dá, aquela conquistada por Jesus, é usado o substantivo “zoe”. Já a vida natural, que é citada nos momentos que se referem a Jesus entregando sua vida pela humanidade, o substantivo é “psuche”. Ou seja, o conceito bíblico de vida na Bíblia é diferente do nosso.

Vida, biblicamente expressada em “zoe”, não se refere à existência. É algo muito além. É muito complicado achar um significado para a vida, mas creio que a nossa vida biológica (psuche) é uma sombra dessa vida real (conforme já afirmava C.S. Lewis). Bom, nossa vida biológica é um presente, algo que não podemos controlar. Algo que recebemos de nossos pais. Algo que é influenciado pela herança genética que recebemos deles. É a base e o sentido da existência. Volto a dizer que é muito complicado definir, mas já dá para pensarmos sobre isso.

Bom, sendo a “vida bíblica” diferente do conceito que temos, creio que o mesmo acontece com a morte. Como já disse, se a morte fosse só um momento pelo qual todos teriam que passar, a Bíblia não se referiria a existência pós-vida biológica como morte eterna para aqueles que não foram justificados pela obra de Jesus. Outro tema complexo, mas penso que na morte perdemos toda semelhança que temos com o criador. Então seria uma existência eterna sem nenhuma semelhança com Deus. Não gostaria nem de pensar em existir ou ver alguém que eu amo existir dessa maneira, posto que Deus é a fonte de toda a felicidade, amor, paz, bondade, prazer. Agora imagine uma existência eterna apenas com valores opostos a esse.

Mas não é esse o assunto principal. Na verdade tudo começou quando estava lendo essa semana o livro de Romanos falando sobre nossa justificação pela ressurreição de Jesus. Fiquei pensando qual o motivo de justificação, ou seja, sermos tornados justos, para alcançarmos a vida eterna. Demorei um pouco refletindo, mas logo lembrei de assuntos de posts anteriores. O motivo creio que é o seguinte: como falei em outros posts, o homem tinha disponível para si duas árvores no jardim. Ele escolheu a “Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal”, perdendo então sua pureza por causa da desobediência. Uma das primeiras atitudes subseqüentes de Deus é fechar o caminho a Árvore da Vida, ou seja, à vida eterna. Porque senão o ser humano, destituído da vida de Deus (ou seja, todas as suas qualidades) viveria uma vida eterna de tristeza, amargura e autodestruição. Por isso precisamos de justificação para alcançarmos a Vida Eterna. Na verdade a justificação é a principal diferença entre céu e inferno. É uma conseqüência natural: seres humanos expressando as qualidades altruístas de Deus preservam sua existência, já os que não possuem essas qualidade destroem não só a sua, mas também a dos outros.

Jesus nos trouxe a oportunidade novamente de sermos justos. Não tenho muita idéia do que vai acontecer a partir da nossa morte biológica: se os que crêem em Jesus vão ser perfeitos a partir desse momento ou como será. A única coisa que sei é que quero aproveitar essa vida biológica para ser revestido da vida de Deus para desfrutar de uma Vida Eterna.

One Response so far.

  1. Unknown says:

    nossa algo tão complexo...que nos faz realmente refletir!!!até dado momento indecífravel, já que nos resta a espera por tal momento!!mas enquanto ele não chega, devemos aproveitar muito nossa vida biológica, porque com certeza é um momento único, em que escolhemos e trilhamos nosso destino...o que realmente queremos para nossa eternidade?!?!?!

Leave a Reply