“Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração.” “A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e maravilhas enganadoras.”
(2 Tessalonicenses 2:3-4 e 9)


Uma área de estudo que nunca me atraiu muito no que se refere ao estudo bíblico é a escatologia, ou seja, o estudo dos últimos dias. Sinceramente, fico um pouco irritado lendo tantas simbologias sem entender nada. Com certeza, essa dificuldade de entendimento é agravada pela falta de conhecimento do gênero literário e do contexto, mas, ainda assim, os relatos dos acontecimentos finais no Apocalipse, Zacarias e Daniel não me atraem muito.

Essa situação muda quando encontro alguma luz que resplandece sobre alguma passagem, fazendo-a parecer mais clara, ou quando algum texto parece fazer mais sentido à luz dos acontecimentos do mundo contemporâneo. E assim foi com esses dois versículos citados no começo do texto.

É importante, antes de discorrer sobre esses versículos, aclarar que toda interpretação em escatologia não passa de teoria. A única maneira para que sejam plenamente aceitas é quando se tornam fato, ou seja, quando realmente aconteçam. Acredito que todos nós que crescemos com interpretações aceitas como definitivas - como o arrebatamento, o milênio, a pessoa do anticristo – teremos grandes surpresas quando a escatologia passe de mera simbologia profética a eventos reais.

Passo agora a minha teoria (minha esposa sabe que eu tenho uma teoria para quase tudo).

Neste último ano, estive me dedicando mais do que nunca ao estudo da apologética, e nesse caminho me encontrei com as idéias do novo ateísmo – movimento moderno que se dedica a enaltecer o ateísmo e atacar a religião. Este movimento, que tem como maiores expoentes o biólogo Richard Dawkins, o escritor Critopher Hitchens, o filósofo Daniel Dennett, entre outros, tem se mostrado bastante violento em suas declarações. Seus livros como “Deus, um Delírio”, de Dawkins, e “God Is Not Great” (Deus não é bom), de Hitchens, revelam um ataque aberto a toda forma de religião. Obviamente, seu maior alvo de ataques é o cristianismo, provavelmente pela proeminência dessa religião e por esses ateus viverem em países tradicionalmente cristão-protestantes.

Minha intenção não é ir contra nenhuma das ideias destes ateus. Talvez em outra oportunidade. Mas, como em um déjà vu profético, vejo em suas ideias o cumprimento dos fatos futuros advertidos por Paulo aos tessalonicenses. Esses homens são proeminentes em suas áreas de atuação, isso é inegável, apesar de levantarem argumentos muitas vezes sem base filosófica ou teológica nenhuma (principalmente Richard Dawkins). Porém, seu discurso traz consigo uma aura de soberba e uma fantasia de intelectualismo. Isso faz com que ser ateu pareça sinônimo de ser intelectual ou inteligente. Ser ateu passou a ser cool, fato que é comprovado em muitos círculos universitários, principalmente.

Serão eles então o anticristo? De maneira nenhuma. Mas creio que, da mesma maneira com que João Batista preparou o coração dos israelitas para a chegada do Messias, o novo ateísmo tem preparado a mente das pessoas a uma rejeição da religiosidade e dirigido a sociedade ao secularismo total.

Em minha teoria o anticristo não será um homem milagroso como era Jesus. Creio que seus “sinais e maravilhas”, como se refere Paulo no versículo 9, serão algo semelhante a descobrimentos e experimentos científicos destinados a afastar ainda mais a sociedade da ideia de um criador e sustentador da terra. Esse novo ateísmo trabalha para afastar a ciência da religião, dando a falsa impressão de que as duas são excludentes entre si.

Suas teorias querem mostrar que a religião é o maior atrapalho ao progresso da sociedade. Somente sua extinção total levaria o homem a um nível mais elevado socialmente e individualmente.

John Lennon parece aportar a essa cosmovisão ateísta em sua famosa composição "Imagine Me":

Imagine que não há paraíso É fácil se você tentar Nenhum inferno abaixo de nós Acima de nós apenas o céu Imagine todas as pessoas Vivendo para o hoje Imagine não existir países Não é difícil de fazê-lo Nada pelo que lutar ou morrer E nenhuma religião também Imagine todas as pessoas Vivendo a vida em paz


Seguindo com minha teoria, creio que o novo ateísmo será o maior inimigo da igreja neste próximo século, assim como o legalismo judeu foi o inimigo do início da fé cristã, seguido pelo gnosticismo do primeiro século enfrentado pelos Pais da Igreja. A diferença é que vivemos em uma igreja despreparada em comparação àquela do século primeiro. Parece-me ser tempo da igreja investir na preparação teológica dos seus líderes, na convicção da fé de cada um dos cristãos que frequentam nossas igrejas e da união contra esse mal que nos sobrevêm.

Encerro com a pergunta de Jesus em Lucas, capítulo 18, versículo 8: “Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Creio que quando o Deus Onisciente questiona algo não espera uma resposta. Talvez espere reflexão e ação.

5 Responses so far.

  1. Fabíola Frosi says:

    Muito legal a tua teoria... Compartilho da sua "indiferença" para com o tema escatologia... Sobre a teoria, me parece coerente.
    Além disso,tb tenho estudado apologética e neoateismo principalmente para uma viagem missionária que faremos à Europa (Espanha) em 2012, pois o secularismo já está num estágio bem mais avançado por lá e quero saber como ter uma pregação eficaz!
    Soube que estão na city... apareçam!! Abraço na Vivi!

  2. é verdade... essa história dos ateus acharem que são "seres" mais inteligentes e as pessoas ao redor ainda aplaudirem não ta com nada. Efésios fala que é só o cristão que consegue usar todas as suas capacidades, através do enchimento do espírito santo e ainda fala: "Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

    Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

    Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
    Efésios 4:17-19
    OU seja, quem mesmo são os burros da história???

    Muito bom o blog Muka! Parabéns!

  3. RE says:

    Que bom que você voltou a escrever, eu estava com saudades.Concordo plenamente com você.Mas podemos ver que na própria igreja já existem sementes lançadas no meio do povo cristão, para confundir as pessoas.Palavras com muita teologia(não sou contra teologia),e totalmente vazias,fazendo com que as pessoas pensem que não são totalmente dependentes de Deus, mas que são capazes em certas circunstancias de andarem sozinhas, sem necessitar de uma Palavra do Senhor.Aí, vem o versículo de Marcos 13:22-23=pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios,para enganar, se possível, os próprios eleitos.Estai vós de sobreaviso;tudo vos tenho predito.
    Muita soberba, pouca humildade....início da decadencia humana

  4. Fran says:

    Obrigada por citar a pergunta de Jesus, no final do post. Quando estou esmorecendo, me vem uma voz dizendo para perseverar na minha fé, por mais que tudo pareça e queria destruir Aquilo em que acredito.

  5. Anônimo says:

    Eu acredito que o ateismo é sinal do fim dos tempos! O ateismo institucionalizado, segregador da liberdade religiosa poderá abrir o caminho para o ocultismo institucionalizado, aquele que tentatá fará os Judeus e cristãos a adorarem demonios e seguirem suas doutrinas demoniacas. Sinal do fim dos tempos porque hoje temos esse cenário para o ateismo abrir o caminho para a negação de Deus e seu amor e bondade e como revolta as pessoas vão começar a seguir e adorar demonios!

Leave a Reply