“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.” Hebreus 11:1

Nos posts anteriores, falei um pouco sobre o neoateísmo, a ciência e a aparência de intelectualismo que o ateísmo traz consigo. Essa aparência é formada pelo uso da razão como guia para o ateu entender o mundo. Segundo o ateísmo, o conhecimento só é possível através da razão e se algo não é percebido pela razão, logo, não pode ser real. Acreditar no palpável, no visível e no tangível parece ser uma atitude muito mais inteligente do que acreditar em algo que não pode ter sua existência ou realidade comprovada. Realmente, acreditar em Papai Noel não se demonstra uma atitude inteligente. Acreditar em Deus segue a mesma perspectiva? Ter fé é para ignorantes? Acreditar em algo que não pode ser provado é ingenuidade?

Ter fé pode até parecer ingenuidade nos dias atuais. Como já disse, em sua maioria, a multidão de ateus é formada por indivíduos que, fazendo um balanço superficial, adotam o ateísmo como a crença mais lógica; outros baseiam suas convicções em argumentos científicos e poucos são os que fundamentam suas crenças ateístas em raciocínios filosóficos. Com isso me refiro à maioria, sem intenção de generalizar. Creio que a filosofia dá ótimas contribuições para crer que o teísmo é verdadeiro e mostrar que a fé não é tão absurda assim.

Desde o início da modernidade, dois movimentos filosóficos opostos tentaram explicar a fonte do conhecimento, a saber, o Racionalismo e o Empirismo. A filosofia de Immanuel Kant partiu dessas duas fontes. Kant, porém, rompeu com as duas em seu famoso livro “Crítica da Razão Pura”. Nesse livro, Kant sugere uma nova teoria sobre a fonte do conhecimento.

O que nos interessa neste ínterim são as teorias de Kant relacionadas ao conhecimento metafísico (ou seja, o conhecimento além do natural, do físico). O filósofo prussiano chegou à conclusão que não podemos conhecer o “fundo” das coisas. Apenas conhecemos o mundo através da ótica do tempo e do espaço. A teoria kantiana é bastante complexa, porém, o importante aqui é entender a conclusão do filósofo de que não podemos chegar ao conhecimento das coisas em si, apenas dos fenômenos.

Apesar de Kant ter balançado a estrutura de toda a metafísica que levava ao conhecimento filosófico de Deus, também colocou a razão em seu lugar, mostrando que a fé não é ignorante. Se aceitarmos a teoria kantiana, a qual é bastante fundamentada, aceitamos que é impossível ao homem o conhecimento do real apenas pelos seus cinco sentidos. E acredito que a fé é o sexto sentido: é a percepção de coisas reais que não estão ao alcance de nenhum dos nossos cinco sentidos.

Vemos, a partir dessa compreensão, que a fé não é ignorante e nem oposta à razão. A fé não é irracional, é suprarracional.

Esse entendimento da fé anda de mãos dadas com a autorrevelação divina, já que não adianta apenas ter fé, mas é preciso saber no que cremos. O escritor C. S. Lewis afirmou que “quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende dEle. Se Ele não se quiser revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lo”. O cristianismo afirma que somos seres criados e pelo uso de nosso livre-arbítrio, estamos separados de Deus. A única maneira, então, de um ser inferior e criado conhecer o seu criador é pela própria iniciativa desse ser soberano.

O quebra-cabeça se fecha quando cremos que a Bíblia é a autorrevelação do Criador. Ou seja, Deus nos revelou o que está além dos nossos cinco sentidos e nós, pela fé, acreditamos nessa realidade superior a nossas capacidades.

Essa compreensão de fé traz consequências para nossa vida diária. Podemos crer em todas as promessas que a Bíblia nos traz. Deus nos revelou o mundo que está além do que podemos ver ou sentir. Revelou nossa identidade de filhos dEle, apesar de nossos cinco sentidos dizerem coisas horríveis a nosso respeito. Revelou nossa riqueza nEle, apesar de nossos cinco sentidos somente verem pobreza. Revelou nosso futuro glorioso na eternidade com Ele, enquanto nossos cinco sentidos somente vêem um mundo físico sem perspectiva.

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Muito bom!

Leave a Reply