Por experiência própria, já vi várias pessoas que, um dia, estiveram nos caminhos do Senhor e depois se afastaram para viver uma vida onde eles mesmos são os dirigentes, sem se preocupar com o conselho e a vontade de Deus. Afinal, como declarou Jesus: "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” A salvação depende da nossa entrega diária à vontade do Senhor. 

Mas o que levou essas pessoas a caírem do estado de fé em que viviam? O testemunho do Espírito falhou? A infalibilidade de Deus não nos permite pensar dessa maneira. Então qual a resposta para essa pergunta? 

O apóstolo Paulo cita dois versículos que podem ser úteis para nossa busca: “Não apaguem o Espírito” (1 Ts 5:19). “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30). 

No primeiro versículo, Paulo compara o Espírito de Deus ao fogo, algo que pode ser apagado. Talvez, Paulo pensasse nas lamparinas, ou candelabros, que eram a fonte de iluminação da época, enquanto escrevia esse versículo. Se for assim, fica claro que a comunhão com o Espírito é algo que deve ser alimentado constantemente, para que não se apague. Sem uma vida de comunhão com Deus, isto é, oração e leitura da Bíblia, o testemunho do Espírito será cada vez mais imperceptível e, com o decorrer do tempo, será apagado. 

William Craig cita em um dos seus artigos uma história muito interessante sobre como as evidências não podem afetar um cristão que alimenta o fogo do Espírito dentro de si. Craig conta que esteve em contato com um cristão da antiga União Soviética no auge da Guerra Fria e da Cortina de Ferro. Qualquer literatura religiosa era proibida pelo regime comunista ateu. Quando perguntado sobre quais recursos esse cristão tinha para aprender sobre Deus, ele respondeu: "Bem, há uma enciclopédia do ateísmo publicada pelo Estado e, lendo o que é atacado lá, você pode aprender alguma coisa. Mas isso é tudo." Nesse exemplo, você pode ver a força do testemunho do Espírito em um cristão em comunhão constante com Deus. 

No segundo versículo que citamos acima, Paulo diz: “não entristeçais ao Espírito”. Essa passagem nos remete a Isaías 63:10 e Salmos 78:40, onde ambos comparam o entristecer a Deus com a atitude de rebeldia do povo de Israel. Isso significa que entristecemos ao Espírito quando sabemos da verdade e escutamos seu testemunho, mas, voluntariamente, decidimos fazer nossa própria vontade - numa linguagem mais bíblica: quando decidimos viver para agradar nossa carne. 

Muitas das pessoas que vi abandonarem os caminhos do Senhor, não foram motivadas por razões intelectuais ou desconformidade com a Bíblia, mas simplesmente pela tentação de uma vida sem limites – uma vida de prazeres terrenos. Alguns desses que abandonaram a fé poderiam até objetar e levantar diversas razões e evidências contra a fé cristã, mas tenho certeza que isso é somente uma tentativa de aliviar a consciência por sua rebeldia. Um cristão que vive pecando ou insiste no mesmo pecado, provavelmente terá cada vez mais dificuldades em ouvir o testemunho do Espírito e estará sujeito a abandonar a fé. 

Se você é um desses que se desviou do caminho do Senhor, saiba que sempre há uma estrada para você voltar. Apenas permita que Deus te carregue por ela. Mais cedo ou mais tarde, você verá que viver sem Deus é um absurdo. 

Se você não é cristão, apenas tenha coragem e humildade de pedir a Deus para que ele se revele a você. Todas as evidências se tornarão ao favor de Deus quando ele falar diretamente ao seu coração. 

Se você já é cristão, esteja em comunhão sempre com Ele para que a Sua voz sempre o guie pelo caminho. Entregue a Deus os seus pecados e peça a ajuda dEle para não pecar mais, para que o Espírito de Deus não seja entristecido. 

Que Deus nos ajude!

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Muito bom.Várias pessoas abandonam O Caminho da Verdade por causa de homens, porque supostos "pastores" tornam-se estrelas e envolvem tanto a pessoa, tirando da própria Bíblia a suposta "autoridade" sobre a vida de seu discípulo.Esses que auto se intitulam "pastores", mas na realidade só são tiranos para sua própria satisfação. Já passei por isso, e juntando a doença de meu pai, a pressão de um emprego onde tinha pouco conhecimento, e mais o adultério de quem se dizia "pastor", e se autodenominava o "supremo" de todas as coisas pelas suas ações, me fez cair numa clínica psiquiátrica. Eu, uma mulher que cre em Deus mais do que tudo no mundo e fora dele.Jamais imaginaria que alguém pudesse se convecer da própria mentira, que isso não iria fazer mal a ninguém.Mas na prórpia clínica, Deus já tinha preparado alguém para me ajudar, uma mulher que ainda quero encontrar,e ela me chamou na última noite em que passou na clínica e eu estava ali apenas um dia, e me disse "Quando vc entrou o Espírito Santo me revelou que vc é cheia Dele, que o diabo não pode com vc. Você saíra vencedora". E saí vencedora, porque acredito muito mais no Senhor e entendo mais do Seu amor agora.Para Deus vc é o filho amado que Ele sempre vai esperar que volte para Ele, para Seus braços. E como vc dissse Samuel,não evidências físicas de Deus, mas o amor de nós para com Ele e Dele para nós faz toda a diferença.Não entregue suas vidas a ninguém, mas somente ao Deus do Impossível.

Leave a Reply