"Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (João 14:27)

A noite já havia escurecido os céus de Jerusalém. Naquela sala, iluminada apenas por algumas velas, pairava uma sensação de desconforto. Judas os havia deixado sem dizer sequer uma palavra, após Jesus ter afirmado que um dos doze o trairia. Pedro, na tentativa de controlar aquela situação e oferecer algum consolo a Jesus, afirmou que seria capaz de morrer por aquele que afirmava ser o Messias, o Libertador de Israel. Mas Jesus pareceu não se impressionar com seu discurso. Olhou fixamente nos olhos de Pedro e, após um largo suspiro onde o amor e a preocupação por aquele discípulo se mesclavam, afirmou que ele, o mais falante dos discípulos, o negaria três vezes.

Agora, os onze que ainda estavam com Jesus naquela histórica noite de Páscoa não sabiam mais o que dizer. Havia tanta dúvida em seus corações: seria aquela a noite em que Jesus começaria a revolução para salvar Israel do domínio do Império Romano? Jesus dava indicações de que ele sofreria a morte, mas isso era inconcebível. O Messias não poderia morrer sem salvar o povo. Jesus não era o Messias? Seria ele somente mais um rabi sábio e eloquente? Seria aquele galileu apenas um dos fazedores de milagres daquela época? Deveriam eles ter acompanhado a Judas na sua desistência da fé na salvação de Jesus?

Todos lutavam para não deixar essas perguntas roubarem sua concentração das palavras de Jesus. Ele estava falando agora como nunca havia falado antes. O amor transbordava em suas palavras, como sempre. Havia paz.

O Mestre estava a horas de sofrer amargamente, sofrimento que culminaria em sua morte. Todas as suas células desejavam fugir ou esconder-se, mas Ele não faria nada fora da vontade do Pai. Ele havia amado o mundo de tal maneira, que não desistiria antes de completar sua obra, e agora chegava o momento mais difícil. Ele não usou suas últimas palavras para apontar os erros dos seus seguidores; seus últimos minutos não foram dedicados a criticar a elite religiosa. Seu último discurso antes da morte tinha um único propósito: cuidar daqueles onze homens que estiveram com ele desde o começo. Faltavam poucas horas para sua morte, mas ele falava de paz, repetia a palavra amor a cada minuto, falava que Ele sempre estaria presente - não havia motivo para temer.

O mundo deseja paz. O desejo de todos para 2012 é paz! Harmonia! Porém, Jesus levou a paz a outro nível. Ofereceu a seus discípulos uma paz que somente o céu pode dar e que é muito diferente daquela que o mundo apresenta.

A paz para o mundo é a ausência de conflitos. Todos querem um ano sem guerras em seus relacionamentos, em seu emprego, em sua vida cotidiana. Todos querem dinheiro para que as preocupações não roubem sua paz. Todos querem viver em harmonia, sem enfrentar problemas para poder dormir em paz. A imagem da paz que o mundo apresenta é uma pessoa na praia, com as pernas para o alto, sem ter nenhuma obrigação ou responsabilidade.

Provavelmente, Jesus tinha em mente a tão famosa pax romana quando citou a “paz que o mundo dá”. A pax romana foi o período em que o Império experimentou a paz, alcançada através do autoritarismo e da luta armada. Foi ela que levou Jesus à morte, já que ele era uma ameaça à ordem do Império. Assim somos muitos de nós: vivemos em constantes guerras com o intuito de manter a paz. Tentamos, a qualquer custo, manter as circunstâncias sob controle.

Jesus ofereceu uma paz diferente, que não depende das nossas forças, já que não depende das circunstâncias - ela existe apesar de qualquer coisa. É algo que acontece no nosso interior e que só pode vir do alto, da confiança em que o Criador e Mantenedor do mundo nos ama e sempre luta as nossas batalhas. Só nos resta descansar, ainda que estejamos dentro de um barco açoitado pelas ondas.

Não se preocupe com o que virá em 2012, pois Ele te oferece paz até mesmo no vale da sombra da morte. Que a verdadeira e divina paz esteja com você durante todo este ano!

3 Responses so far.

  1. Francieli Possamai says:

    Me chamou atenção a quantidade de pessoas q me desejaram "PAZ E SAÚDE" p 2012. É sempre o mesmo clichê... mas depois de ler o post oro a Deus que todos os "votos" que me foram direcionados, sejam dessa paz que vc descreve A verdadeira paz, q independe de circunstâncias...

    Quero comentar a respeito do blog. Parei pra ler alguns dos posts e tenho sido abençoada pq vc n impõe suas ideias como verdades absolutas e sim, com humildade, dá abertura de questionar e debater aquilo q escreve.
    Creia q Deus tem te usado. Q Ele possa te manter humilde e firme, p poder continuar te usando em favor do Reino. Mesmo num blog aond vc deposita suas ideias como forma d compartilhar devanenios e etc... Todos nós compartilhamos de dificuldades semelhantes e vejo q mtas das dúvidas e questionamentos q pairaram sobre tua cabeça um dia foram os mesmos ou semelhantes aos meus.
    Deus seja contigo, irmão.

  2. Samuel says:

    Obrigado, Francieli. Deus te abençoe!

  3. Rejane says:

    É, muitas pessoas não entendem essa PAZ, mas uma vez sentida, a gente nunca mais esquece.
    Mas falando sobre a paz e as imagens mostradas no começo do ano, dá prá assustar, parece que a paz é só no dia 1º, muita gente bebada, muita flor para Iemanjá,muita praia...O mundo procura a paz por fora, mas na real ela está na comunhão que temos com Deus, na intimidade com o Pai.

Leave a Reply